Era a década de 1920, Impérios e potências mundiais caíram com a Grande Guerra. Em seu lugar se ergueu o Estados Unidos.
O Estados Unidos vivia até então, uma época próspera, mas como a Belle Époque que se precedeu, apenas foi um curto período seguido por muita instabilidade política e econômica.
A pobreza e miséria não vieram de outra guerra dessa vez, e sim, de uma crise econômica. Que ficou conhecida como a Crise de 1929.
Mas, a crise realmente começou com a Quebra da Bolsa de Valores de Nova York, que gerou a falência de empresas e taxas altas de desemprego no país.
O governo Liberal radical do país, não desejou interferir na economia, enquanto havia problemas de superinflação e subconsumo que afetavam a economia severamente.
A crise não afetou apenas o Estados Unidos, o mundo inteiro foi afetado!
Nosso próprio país foi um dos prejudicados, pois a nossa mercadoria principal: O café, foi afetada.
Os Estados Unidos eram os principais compradores do café brasileiro. Mas com a crise, a importação desse produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. E tiveram de queimar café em massa para evitar mais desvalorização do produto.
Como que vamos conseguir vender esse tanto de café? Não há ninguém que haja dinheiro para comprar nem um saco de café?
Porém; o Brasil não sofreu apenas por causa da desvalorização do café, sofreu principalmente da crise do sistema capitalista na época, que levaram a rebeliões e revoluções em diversos lugares do mundo.
Queremos nossos direitos de volta!
A especulação que levou a quebra da bolsa de valores, a superprodução e o sub-consumo que levaram a miséria; mostraram as falhas do governo e do sistema capitalista. Fatores que levariam a morte de milhões na 2ª Guerra Mundial, por meio de eventos que ocorriam na Europa em razão da crise.
Apesar do que a crise afetou todos, foi mais severa para aqueles que sofriam de desigualdades sociais e que ainda estavam se recuperando da Grande Guerra.