Com o fluxo do rio, é possível usar um processo de separação de misturas para a extração do ouro na mineração!
Fazemos o seguinte: utilizamos uma bacia ou peneira, algo próprio, como a que tenho em mãos, e tendo em mente que o ouro possui maior densidade que os outros elementos em que está misturado ao ser extraído, areia ou terra, trituramos a mistura e a colocamos no recipiente.
Depois, podemos colocar a mistura triturada sob o fluxo de água e, novamente, sendo o ouro mais denso que os outros elementos da mistura, este permanecerá no fundo do recipiente, e os outros serão levados pelo curso do rio.
Exatamente!
Ah, sim! É um processos para separar sólidos de sólidos, através do fluxo de um fluido, com base no fato dos elementos da mistura em questão possuírem densidades diferentes. Se chama Levigação.
Outro método de separação de misturas que pode ser usado na mineração tem o objetivo de separar um minério de impurezas que estejam presentes nele.
Nesse processo, acrescentamos óleo a uma rocha já triturada e que tende a ser explorada. Assim, o minério em partículas fixa-se ao óleo e, quando acrescentamos água, essas partículas movem-se para a superfície.
Então, direcionam-se ao fundo do recipiente usado, no caso, as impurezas que lá permanecerão.
Esse é o processo chamado Flotação, onde também temos a consideração de uma diferença de densidade entre os componentes de uma mistura, sólido-liquido ou sólido-sólido nesse caso. Com o uso da água, a parte ou componente que possui maior densidade é "direcionada" para o fundo do recipiente, enquanto flutua o componente ou parte que possui menor densidade.
Isso mesmo!
Bolo vytvorených viac ako 30 miliónov storyboardov