Papai! A professora Andreia fez uma pergunta muito difícil hoje na aula.
Indústria da Pobreza
Era sobre os países mais pobre do mundo! Eu acabei dizendo que podia ser a África, mas não soube explicar o porque. Estava com dúvida.
Tá tudo bem não saber a reposta! É melhor saber agora do que nunca, por isso vou te explicar.
Eba!
Primeiro, precisamos entender o significado de pobreza: estado de todo indivíduo cujo nível de renda ou consumo fica abaixo do essencial para suprir necessidade humanas básicas. Os países africanos figuram entre os que apresentam menores valores de PIB nominal per capital do mundo, evidenciando os baixos índices econômicos dos países do continente. Porém, filho, a imensa pobreza africana são por vários fatores conturbados, sendo alguns deles: *Mau gerenciamento da terra; *Mau uso dos recursos financeiros; *Recursos humanos; *Pouca infraestrutura; *Outros fatores.
Vou resumir alguns desses fatores para você, filhão, presta atenção! *A concentração de rendas são de cerca de 82% de todas as áreas agricultáveis, que estão concentradas nas mãos de descendentes europeus, o que faz com que africanos não possuam propriedades.*Muitos países enfrentam regimes de governo não democráticos, o que abre margem para valores doados não sejam direcionados para usos iniciais. *Com baixos níveis de educação, principalmente nas regiões rurais, os países africanos têm dificuldade na formação de recursos humanos, que fortalece fontes de renda e mudança na pobreza.
Nossa, papai! Quanta coisa que eu não sabia... Muito obrigado pela explicação, vou chegar na escola me achando.