Hoje nós vamos descobrir como se deu a descoberta do oxigênio.
Lavoisier já havia feito experimentos, em que havia aquecido mercúrio através de um forno causando sua calcinação.
ao cientista inglês Joseph Priestley mostrou para Lavoisier que havia descoberto uma espécie de ar, que ele chamou de ar desflogisticado.
Na sala de aula a professora fala do assunto que será abordado na sala de aula, que no caso se trata na descoberta da existência do oxigênio.
Lavoisier colocou uma cuba de vidro sobre uma vela acesa em uma boia com água. Ele notou que à medida que a vela ia se apagando, a água subia. E quando a água atingia um quinto do volume, a vela apagava totalmente.
Lavoisier observou a formação de óxido de mercúrio II, e o volume do mercúrio subia, isso significava que o volume de ar estava diminuindo, concluindo assim que a combustão não ocorria por causa da presença de um flogístico misterioso.
Assim, Lavoisier descobriu que esse ar estava misturado com todo o ar atmosférico e que ele era necessário para a combustão, ou seja, sem ele a combustão não ocorria.
Após isso, através de seus próprios experimentos, Lavoisier conseguiu produzir esse ar e realizou outros experimentos com ele.
Inicialmente ele chamou de “ar respirável” e depois mudou para “ar vital”. Somente em 1778 é que Lavoisier decidiu batizar o “ar vital” de oxigênio (palavra que vem do grego oxy, que significa “ácido”; e gen, “gerador ou produto”).
A conclusão que ele chegou foi:1º-A água subia porque a vela estava consumindo o ar;(2º) O “ar desflogisticado” não era o ar atmosférico todo, mas sim a quinta parte dele.
Lavoisier foi até mesmo o primeiro a fazer uma determinação experimental da composição do ar, chegando ao resultado de 21% de oxigênio e 79% de outro componente, que ele chamou de azoto, um “tipo de ar” que não participava na combustão. Hoje sabemos que se tratava do gás nitrogênio.
Carl Wilhelm Scheele foi o primeiro a isolar o oxigênio, no entanto, ele não viu a importância da descoberta que atingira por estar ainda muito ligado à teoria do flogístico. Foi Lavoisier que interpretou e mostrou o papel do oxigênio na combustão.