Desse mestre aprendeu a explorar as possibilidades expressivas da anatomia humana, como se pode ver na obra Pietà e na Madona do Baldaquino,
Aos 25 anos, o Vaticano contratou-o como pintor e, aí, em Roma, conquistou a fama e os favores do papa, passando a ser chamado de o Príncipe dos Pintores.
Ele ainda voltou para a cidade onde nasceu?
Não! Nos 12 anos seguintes, Rafael nunca deixou Roma, que passou a ser sua segunda nação e lá fez uma série de obras-primas afrescos no Vaticano, como a Disputa e a Escola de Atenas, que fizeram dele o artista mais procurado da cidade.
Ele só pintava?
Não! Ele, embora fosse o pintor da moda, assumiu no Vaticano diversas tarefas: criou retratos, altares, cartões para tapeçarias, cenários teatrais e projetos arquitetónicos de construções profanas e igrejas.
Sim era mesmo! E segundo um biógrafo o seu prestígio era tão grande que o papa, Leão X chegou a pensar fazê-lo cardeal.
Morreu com uma febre intensa, que durou entre 8 a 14 dias e uma infeção pulmonar mortal Curiosamente, faleceu em. 1520, na capital italiana, no dia em que completaria 37 anos. Por sua vontade, ele foi enterrado no panteão de Roma.
Como morreu ele?
Ele era mesmo muito talentoso!
Depois das aulas, a caminho de casa...
Olha, neste museu vai estar uma exposição sobre o pintor que a professora hoje nos falou!
Eu também! Quero ver obras deste pintor ao vivo!
Vou pedir aos meus pais para virmos visitar a exposição!
MUSEU
Exposição Rafael de Sânziode abril a junho 20121
Que sorte, não achas! Hoje a professora falou-nos de Rafael de Sânzio e nos próximos meses irá estar neste museu obras dele em exposição!
Sim! É uma oportunidade que eu não vou querer perder!
MUSEU
Exposição Rafael de Sânziode abril a junho 20121
Mais tarde em casa....
Pai! Mãe! Podemos ir ver a exposição de um pintor renascentista que vai estar nos próximos meses no museu da cidade?
Porque hoje a professora de história falou-nos deste pintor e fiquei com muita vontade de ver obras dele, ao vivo, para poder apreciar e observar a sua técnica de pintura.
Sim! Mas porque queres ir ver as obras desse pintor?