Entre os principais poluentes, o plástico é tido como um dos principais culpados pela poluição aquática no mundo, uma vez que é capaz de destruir a vida aquática e sua biodiversidade por um longo período; A poluição marinha é definida como a introdução.
Pelo homem, de substâncias ou energia no ambiente marinho (incluindo estuários) que produzem efeitos deletérios, como danos aos recursos vivos e à saúde humana, gerando obstáculos às atividades marinhas (incluindo pesca e lazer) e a redução da qualidade de vida.
A Fundação Projeto Tamar atua no litoral brasileiro desde a década de 80 com a missão de promover a recuperação das tartarugas marinhas, desenvolvendo ações de pesquisa, conservação e inclusão social.(Ana)
A ingestão de plástico e outros resíduos está relacionada aos hábitos alimentares das tartarugas marinhas. As espécies que não perseguem suas presas, como a tartaruga-verde, estão mais sujeitas ao problema.
A tartaruga-de-couro, que se alimenta principalmente de águas-vivas, também é um alvo fácil.
As cincos espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil estão ameaçados de extinção, segundo critério do Livro Vermelho de Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção( ICMBio/MMA) e da União Internacional para a Conservação da Natureza.