Você sabia que temos duas origens contadas? A nossa história oral identifica nossa origem como um grupo étnico a partir do reino Ilê-Iféma.
A nossa Hisória documentada começa com o Império de Oyo, estes documentos descrevem os iorubás como um grupo étnico da população do reino mais velho de Ilê-Ifé.
Bom, nós estabelecemos uma federação de cidades-estados sob a ascendência política da cidade estado Oyo.
A maioria das cidadades-estados doram controlados por obás, eleito monarcas sacerdotais.
A nossa religião é relacionada aos orixás, esse conjunto de crenças foi o que inspirou o candomblé, sim, estamos falando daquele candomblé que há no Brasil, sabe? Continuando, os preceitos religiosos são baseado na vida em harmonia e em comunidade.
Debrinha, o povo Iorubá foi superado pelo Império Oyo, este império participou ativamente do comércio dos escravos no século XVIII, negociando seus prisioneiros de guerra diretamente com os portugueses, foi por isso que muitos de nós, Infelizmente, foram levados para a América em condição de escravos.
Agora tem uma parte boa, uma quantidade grande de parte da população negra do Brasil tem seus ancestrais vindos de terras iorubás. O que fez com que populações iorubás deixassem um vasto legado cultural para sociedade brasileira, você tem ideia de algum legado deixado
A nossa arte tradicional é uma arte contemporânea e tradicional muito rica. Ainda há costume da produção de artefatos artísticos como: ornato de cordas, debrum, as tranças, tatuagem, perolização, o uso da argila e cerâmica, bronze, tecelagem e tingimento, escultura em madeira entre outras formas de arte.
Legados como: a capoeira e o candomblé, além de trazerem pratos deliciosos como: acarajé e bobó de camarão. Já experimentou essas delícias? Se não, recomendo experimentar, garanto que não irá se arrepender!
Agora que já sabe boa parte da nossa história e legados está pronta para tirar um 10, ou melhor um 8, nas provos de histórias da sua escola Fibonacci
As nossas lindas esculturas eram tão refinadas que foram comparadas as esculturas gregas e egípcias. Então não estamos falando de pouca arte não, os europeus estão chorando no banho agora!