NUTRIÇÃO PARENTERAL É um método de administração de nutrientes que é feito diretamente na veia, quando não é possível obter os nutrientes através da alimentação normal. Pode ser por via central, periférica ou cateter PICC
Bom dia, turma! Hoje falaremos sobre nutrição
Segundo a Portaria 272, de 8 de abril de 1998, da ANVISA, é uma solução ou emulsão composta de carboidratos, aminoácidos, lipídeos, vitaminas e minerais. É estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada à administração intravenosa. Apresenta como vantagens fácil fornecimento; dispensa de função intestinal; manutenção de peso e gordura corporal; restabelecimento de vitaminas e minerais.
E quando é utilizada a dieta parenteral?Ela é indicada em casos de impossibilidade de utilização do trato gastrintestinal para nutrir o indivíduo, ou incapacidade de atingir as necessidades nutricionais pela via digestiva. Isso pode estar associado a algum distúrbio disabsortivo, acarretando grandes perdas de água, eletrólitos e nutrientes..
Professora, a dieta parenteral é contraindicada em que casos?
Em pacientes hemodinamicamente instáveis; hipovolemia; choque cardiogênico ou séptico; edema agudo de pulmão; graves distúrbios metabólicos e eletrolíticos; distrofia intestinal; imunossupressão; trombose venosa; ou na síndrome da realimentação!