Grupo:Artur CarrilhoGabriela PapiniJuliana PelozzoLetícia LimaMaria Beatriz Britto Maria Eduarda MeloICB-UPE 2021.11º período
A diferenciação celular são vários processos que as células passam para se tornarem especializadas em uma função, tendo diversos fatores tanto químicos como fisiológicos causadores dessas especializações
A diferenciação é um sinalindicativo de evolução dos seres pluricelulares e o aumento da eficiência das células as tornam dependentes umas das outras.
Folhetos embrionários
Como começa a diferenciação celular
Primeiramente, para a diferenciação celular, haverá algumas etapas que ocorrerão, como o desenvolvimento embrionário. Após a união dos dos gametas femininos e masculinos, a fecundação, o zigoto formado irá passar pelo processos de clivagem, em que passará por várias mitoses até se transformarem em blastômeros.
Os blastômeros passaram por novas mitoses até formar a Mórula, que também passará por mitoses e formará o Blastocisto. No blastocisto é onde as primeiras diferenciações celulares ocorrem, como o trofoblasto, que irá gerar a placenta e o embrioblasto, onde terá grande diferenciação celular, será formado células musculares, neurônios.
Células-Tronco
As células-tronco também são células com alto poder de diferenciação, em que também há relação embrionária, ou melhor, pode ter. As células-tronco podem ser Embrionárias, em que se formam através das mitoses do zigoto fecundado, ou podem ser não embrionárias.
Essas células-tronco embrionárias, podem ser classificadas como Totipotentes, que ocorre na fase mórula e tem capacidade de se diferenciar em todos os tecidos do organismo, incluindo a placenta e anexos embrionários. As células-tronco também podem ser Pluripotentes, nesse caso a célula tem a capacidade de se diferenciar em qualquer tecido, porém não em placenta e anexos embrionários.
Além das totipotentes e pluripotentes, as células tronco também podem ser multipotentes, quando se diferenciam apenas em alguns tipos celulares.É encontrado mais facilmente no nosso corpo e é responsável pela renovação de certos órgãos. Como por exemplo, as células da medula óssea. E unipotentes são quando as células não apresentam grande capacidade de diferenciação, apenas sendo capazes de formar células do tecido onde pertencem.
Folhetos embrionários, são camadas de células que se formam na gastrulação e vão dar origem aos órgãos e tecidos. São eles Ectoderme, que vai formar a epiderme, os anexos da epiderme, o sistema nervoso e as cavidades; A Endorderme, que formará o sistema respiratório, o pâncreas e o fígado; E a mesoderma que vai originar a derme, os ossos, os músculos, assim como o sistema circulatório e reprodutor.