Hoje meu filhote estava com fome e emitiu um sinal para que eu providenciasse comida. Mesmo tão pequeno, ele já se comunica muito bem.
Vamos aprender sobre isso?
Para emitir a informação, o emissor pode usar sinais químicos, visuais, acústicos, táteis...
A comunicação animal envolve um emissor e um receptor de sinais. No caso do emissor, a motivação para se comunicar pode ser interna (fome, dor, reprodução) ou externa (predador, comida a vista).
Os sinais usados pelos emissores, fazem com que os receptores gerem uma resposta, sendo ela uma ação ou um outro sinal. Sabendo disso, a comunicação animal, pode assim ser chamada, quando um animal muda seu comportamento ao perceber que um sinal foi emitido por outro animal...
O meu filhote emitiu um sinal que indicava fome e minha resposta foi a ação de providenciar o alimento, isso é comunicação animal. A comunicação também pode ocorrer entre diferentes espécies e os sinais entre emissores e receptores podem acontecer simultaneamente. Além disso, a comunicação pode ter mais de um emissor ou receptor.
A nossa comunicação é muito importante, já que faz parte de todos os comportamentos sociais, até mesmo nos animais solitários. Além disso, serve para a transferência de informações, a manipulação de indivíduos e o controle e avaliação das espécies animais.
Saber disso é fundamental para nossa preservação, compartilhe essa ideia!
Além de sua importância, a comunicação animal possui diversas funções, sendo elas: as interações agonísticas (competição, territorialismo), reprodução (identificação do sexo, escolha do parceiro...), cuidado com a prole, obtenção de alimento, fuga do predador, brincadeiras, entre outras.