Primeira pergunta, no livro eles falaram dos três meios de produção que aprendemos, que são: o artesanato, a manufatura e a maquinofatura. Em que momento apareceu cada um deles?
Bom dia alunos, na aula passada terminamos de ler o livro O viajante do tempo, então vou fazer algumas perguntas sobre o livro hoje.
E quando ele viajou no tempo para a outra metade do século XVIII, com a Revolução Industrial a manufatura foi substituída pela maquinofatura, onde as principais funções dos trabalhadores passaram a ser, em geral, cuidar das maquinas, fazendo a manutenção por exemplo e controlando-as.
O artesanato apareceu quando falaram sobre o pai do Charles, que era um artesão, já que ele participava de todas as etapas, ou seja, comprava a matéria-prima, produzia e depois vendia. Além de ter o controle do seu ritmo e tempo de trabalho.
Já a manufatura apareceu quando o Charles falava do próprio trabalho, aonde várias pessoas trabalhavam cada um em um determinado espaço, por muitas horas em troca de um baixo salário. Onde também eram vigiados pelo patrão e não tinham controle sobre o ritmo e tempo do trabalho, diferente dos artesões
Exatamente Helena. Segunda pergunta, no começo quando o Charles estava vendo as mudanças que acontecerem ele ficou até maravilhado, mas depois que conheceu melhor a nova realidade ele quis viajar novamente no tempo. Por qual motivo essa mudança ocorreu?
Mas depois ele viu o quão ruim estava as condições dos trabalhadores, como eles demitindo muitas pessoas pois não precisavam de tantos funcionários especializados, a diminuição do salário, nenhuma segurança, trabalho exaustivos, entre outras coisas, ele quis viajar no tempo de novo
No começo ele ficou maravilhado com as novas invenções que facilitaram a vida como o barco a vapor e a ferrovia.
Muito bom. Terceira pergunta, no livro o narrador deixa bem claro que o Charles tinha certeza que só tinha que viajar para o futuro mais uma vez, o que fez o personagem principal pensar assim?
Também teve o cartismo que surgiu aproximadamente em 1838, onde uma associação de trabalhadores enviou ao Parlamento Inglês petições, aonde estavam reivindicações como o voto secreto, o sufrágio universal masculino, o direito dos operários a candidatar-se às cadeira do Parlamento, também exigiam aumento de salário e redução da jornada de trabalho.
As associações trabalhistas, que tinham o objetivo de reunir os operários e organizar suas lutas para conquistar aumento de salário, redução das jornadas de trabalhos, regulamentação das férias e do descanso semanal remunerado e limitação do trabalho infantil
Como os ludistas que surgiram em 1810, que lutavam contra as longas jornadas e péssimas condições de trabalhos, defendiam a criação de leis trabalhistas e o fim das dispensas arbitrárias. Eles também afirmavam que as máquinas estavam tirando os empregos deles, então durante a noite destruíam elas.