A situação ficou pior com as colheitas ruins que fizeram o preço dos alimentos disparar, provocando o aumento dos problemas da população com a falta de comida.
A França vivia uma grave crise econômica motivada pelos altos gastos da corte em festas e luxo, mas também pelo envolvimento do país em uma série de conflitos desnecessários.
Maria Antonieta que teve uma adaptação à realidade da corte francesa complicada, vivia uma vida luxuosa no palácio em quanto o povo sofria.
Minha rainha, o povo tem fome. O que vamos fazer?
Seus gastos incomodavam a muitos, incluindo a gente da nobreza que já desgostava dela pelo fato de ser austríaca.
Que comam brioches!
Os distúrbios em Paris resultaram no início da Revolução Francesa com a queda da Bastilha. Com o início da revolução, Maria Antonieta ficou reclusa no Palácio de Versalhes.
Em 1789, o Palácio de Versalhes foi invadido, e Luís XVI e Maria Antonieta foram forçados pela população parisiense a se mudar para o Palácio das Tulherias em Paris. O agravamento da situação fez com que ambos tentassem fugir para a Bélgica em 1791. Eles acabaram sendo reconhecidos quando estavam perto da fronteira e foram devolvidos a Paris.
A tentativa de fuga destruiu o resto da reputação dos monarcas com a população francesa, e o ódio da população fez com que o Palácio de Tulherias fosse atacado por populares em diferentes ocasiões. O risco à integridade dos membros da monarquia fez com que fossem colocados na Torre do Templo. Lá, Maria Antonieta viveu na prisão, e soube que seu marido, Luís XVI, havia sido guilhotinado no início de 1793. Mais tade ela foi condenada à morte na guilhotina por alta traição contra a França.