Tomara que o Henry tenha recebido minha mensagem. Preciso muito da ajuda dele para entender escalonamento de sistema linear.
Henry pediu 2 pedaços de bolo, 3 Donuts e 2 sucos.Fátima pediu 5 Donuts e 1 suco.Ao final, o valor total a pagar de Henry foi 26,00 e o de sua amiga, 18,50.
Olá Fátima, pronta para aprender sobre o conteúdo?
Já que estamos aqui, vamos comer algo primeiro, pode ser?
Pode!!
Oh my god, você veio. Sim!! Estou ansiosa.
Vamos!!
Você já vai descobrir, querida. Vamos sanar essa dúvida usando sistema linear.
Podemos chamar o bolo de X, o Donuts de Y e o suco de Z. Sabemos também que os meus dois pedaços de bolo custam 10 reais. Logo, podemos montar duas equações para descobrir o preço de cada.
Por que o seu pedido foi mais caro que o meu, Henry?
Calma, é super fácil. Só precisamos analisar isoladamente o termo que possui menos incógnita, nesse caso, a última equação. Quando fazemos isso, podemos ir reduzindo o tamanho das demais,. Esse método é conhecido como escalonamento.
Sendo assim, teremos um sistema como esse:
2x+3y+2z=265y+1z=18,502z=7
Nossa, que difícil. E agora?
Exatamente! E existem recursos para facilitar ainda mais um escalonamento. Eles incluem a troca de posição das equações do sistema, a substituição de uma equação pela soma dela com outra, e a multiplicação por K em ambos os lados das equações. São muitas as possibilidades de resolver um sistema linear.
Agora que você já sabe sobre isso, só precisamos ir substituindo os valores encontrados nas incógnitas que faltam.
Então quer dizer que podemos ir reduzindo as equações para facilitar nossos cálculos?
Exatamente! Você entendeu o conteúdo, parabéns Fátima.
Amanhã na aula o professor irá explicar sobre Sistemas equivalentes, Regra de Cramer e sistema homogêneo. Vamos tirar de letra.
Então, usando o método do escalonamento encontro esses valores para X,Y e Z??