O rei Odisseu está em casa, em Ithaca, com sua esposa, Penelope, e filho recém-nascido, Telêmaco.
CRUZAMENTO DO LIMITE
Odisseu é chamado para combater os troianos pelo rei Menelau.
TESTES / ALIADOS / INIMIGOS
Ele não quer deixar sua família e navegar para Tróia; Ele sabe que será uma longa viagem. Ele finge ter enlouquecido, até que Palamedes, enviado para recuperar Odisseu, colocou Telêmaco na frente do arado de Odisseu. Odisseu teve que revelar sua sanidade para salvar Telêmaco.
ABORDAGEM
Atena, a Deusa da sabedoria, artesanato e guerra é o guia de Odisseu. Ela quer ajudar Odisseu, embora tenha sido instruída a não por Zeus. Ela tem piedade dele enquanto outros deuses abandonam Odisseu, constantemente o salva da morte e lhe dá orientação.
PROVAÇÃO
Depois da guerra, os deuses ficam zangados com os gregos por seus modos orgulhosos. Uma grande tempestade emerge e os joga fora do curso.
Odysseus é frustrado com muitos testes como ele viaja de volta para Ítaca.
Odisseu quase chega em casa, mas sua tripulação abre um saco, dado a Ulisses por Éolo, deus dos ventos. Quando o saco é aberto, ele libera um vento que sopra-los longe de Ítaca.
Odisseu é enviado para o mundo subterrâneo buscando informações do profeta cego Tiresias para guiá-lo para casa. Esta busca leva-o à beira da morte.
RECOMPENSA
Caminho de Volta
EXPIAÇÃO
RETORNA
O rei de Phaeacia dá Odysseus passagem casa.
Ao contrário de outros heróis, Odisseu não estava em busca de tesouros. Em vez disso, ele estava tentando desesperadamente alcançar sua casa. Uma vez que ele retorna, ele descobre que sua casa foi invadida com pretendentes tentando roubar sua esposa e palácio.
Em vez de se apressar e matar os pretendentes, Odisseu é paciente, desejando saber se sua esposa tem sido fiel.
Odisseu, vestido como um mendigo, completa um desafio final, e é restaurado a seu lugar legítimo.