Estamos enfrentando problemas nos cortiços
Há uma equipe pronta para resolver, Sr. Prefeito
No final do século XIX o café, como principal produto exportado no estado de São Paulo impulsionou grandes lucros e transformações urbanas que atraíram milhares de imigrantes para a cidade, desta forma tornou-se uma grande metrópole.
Para onde vamos agora?!
Os projetos desta época visavam, por meio das edificações, demonstrar progresso e modernidade, surgindo novos bairros, avenidas e grandes construções.
São ordens do prefeito!
Não temos habitações para vocês, senhores
Com a rápida urbanização, a elite política aterrava rios para escondê-los, ocasionando alguns problemas sanitários em lugares mais pobres, como cortiços, que surgiam sem saneamento básico.
Quando será que São Paulo começou a crescer com tantos edifícios assim???
Em consequência, alguns homens eram enviados como os chamados "desinfetórios", visando melhorar as condições higiênicas das habitações, porém essas visitas nem sempre eram pacíficas.
Além de despejarem algumas famílias de suas casas, os desinfetórios buscavam "civilizar" estas famílias, a fim de os deixarem aptos ao progresso, mesmo sem existir diálogo e conscientização sobre as prevenções de doenças por parte dos governantes.
É... os processos de urbanizações das grandes cidades como São Paulo não foram nada pacíficas, de forma que além disso, existiram muitas revoltas rurais e urbanas!