Uau! Eu realmente nunca tinha pensando nisso antes!
Mais calma! Ainda tem mais! Você já parou para pensar também como que alguém consegue se equilibrar sobre a bicicleta sem cair?
Na Física, existem dois tipos de equilíbrio, o equilíbrio estático que é determinado pelo corpo em repouso, ou seja, com velocidade nula, e o equilíbrio dinâmico em que corpo possui velocidade constante.
Os corpos sobre os quais as forças atuam são considerados como o ponto material, o qual suas dimensões são desprezíveis ou corpo extenso, o qual suas dimensões são relevantes e interferem no movimento.
Um corpo extenso é considerado rígido se a distância entre dois quaisquer pontos de seu corpo permaneça fixa, conservando seu tamanho e forma sob aplicação de forças.
Para um corpo extenso rígido ficar em equilíbrio, é necessário que todas as forças resultantes sejam nulas e tenham a mesma direção no mesmo ponto.
Nos dois tipos de equilíbrio, temos que a força resultante que atua sobre ele é nula.
Uau! É muito incrível como um fator pode ocasionar tamanha complexidade sobre um objeto
Uau! É muito incrível como um fator pode ocasionar tamanha complexidade sobre um objeto
Mais professor, eu acho que essa explicação nos deixou mais confusos do que antes...
Hmm... Eu posso passar uma prática experimental sobre esse assunto para ver se vocês entendem melhor.....
Aqui como podemos ver nesse exemplo, vocês precisam fazer com que a gangorra fique em equilíbrio usando os tijolos. Atualmente, a gangorra não está em equilíbrio, pois os tijolos do lado direito estão aplicando mais força sobre o corpo em que ele está apoiado, que no caso é a gangorra...
Mais obvservem o que acontecem se nós movermos o tijolo de 10kg do lado direito para o ponto 1.5m...;
Como podem ver, a balança ficou em equilíbrio agora, pois os tijolos dos ambos lados estão aplicando a mesma força na gangorra, fazendo a força resultante ser nula e assim deixando a gangorra em equilíbrio!
oi
Uau! É muito incrível como um fator pode ocasionar tamanha complexidade sobre um objeto! Muito obrigado por explicar isso para nós professor!