Quem iniciou o processo de industrialização no Brasil?
Foi com a entrada de Getúlio Vargas em 1930 que o processo de industrialização tornou-se o eixo norteador das discussões e medidas políticas. Foi também na Era Vargas que importantes medidas aconteceram para o desenvolvimento industrial brasileiro.
Slide: 2
Participação na economia
As primeiras indústrias no BrasilQuando comparado a outros países capitalistas, o processo de industrialização no Brasil é considerado tardio, pois o seu desenvolvimento ocorreu somente após novas medidas políticas e rompimentos nos governos de Getúlio Vargas (1930-1945 e 1950-1954) e de Juscelino Kubistchek (1956-1961).Até 1822, o Brasil ainda era colônia de Portugal e toda sua economia era baseada na prática da monocultura (plantio de um único produto), como o açúcar. Na época, a coroa portuguesa não aceitava a criação de comércios de manufatura, pois eles queriam que o país continuasse a fornecer produtos para o mercado externo.
Slide: 3
Após a independência, quando D. Pedro I se tornou imperador, a economia do país começou a evoluir, principalmente na metade do século XIX, quando D. Pedro II já havia tomado posse como imperador do país. O desenvolvimento da economia cafeeira passou a gerar altos lucros e proporcionou os investimentos em diversas áreas, como na indústria e o surgimento das primeiras manufaturas.Barão de Mauá, um dos empresários mais famosos do país, passou a investir no desenvolvimento das estradas de ferro e infraestrutura para um desenvolvimento do país. As primeiras indústrias no Brasil surgiram no final do século XIX, época em que o país já era uma república, conhecida como república do Café com Leite.