Filho, chega de TV por agora. Preciso da sua ajuda para cortar alguns vegetais para o almoço.
Tudo bem papai, vamos lá!
Pai, o que você vai fazer com as cascas dos vegetais quando terminar de corta-los?
Vou fazer o que todo mundo faz meu filho, jogar no lixo!
Como assim, jogar no lixo, pai? Na escola, eu aprendi que é possível reutilizar as cascas dos alimentos para fazer uma composteira caseira. Dessa forma, nós podemos gerar adubo para nossas plantas, além de contribuir com o meio ambiente!
Que legal, filhão! Como funciona isso? Vamos fazer na prática!
A primeira coisa a se fazer é reunir todos os materiais necessários para nossa composteira. Vamos precisar de duas garrafas PET, pedrinhas pequenas, terra, folhas secas, uma meia de nylon e das cascas dos nossos vegetais. Após reunir tudo, vamos utilizar as garrafas para construir a estrutura.
Legal! Me conte mais.
A primeira garrafa servirá como a base da nossa composteira; basta cortar o seu fundo. Nele será coletado o chorume, que futuramente deverá ser diluído com água (1 medida de chorume para 10 medidas de água), transformando-se em um poderoso adubo .
E quanto a segunda garrafa?
Na segunda garrafa, cortaremos o fundo e faremos furos na tampinha e no fundo. Em seguida, iremos encaixá-la novamente com o fundo ao contrário. Agora, basta encaixar a segunda garrafa de cabeça para baixo no fundo da primeira garrafa (base). Os furos na tampinha possibilitarão que o chorume escorra para a base coletora, enquanto os furos no fundo servirão para a entrada de oxigênio
Que bacana! É incrível como é simples agir de forma amigável com o meio ambiente! E agora que a estrutura está pronta, o que faremos?
Agora vamos preencher nossa composteira com os materiais necessários. A primeira camada será de pedrinhas, que evitaram o entupimento dos furos da tampinha. A segunda será de terra. Logo acima, colocaremos as cascas dos alimentos. É muito importante que eles estejam bem picadas, para facilitar o processo de compostagem.
Muito interessante...
Acima dos restos orgânicos, colocaremos as folhas secas. Agora para finalizar basta acrescentar um pouco de água para umedecer a composteira e fechá-la, lembrando-se de anexar a meia de nylon no fundo invertido. Após 5 dias é recomendado acrescentar mais uma medida de água, para estimular a formação de chorume. Agora finalmente nossa composteira caseira está pronta!
E agora que tudo está pronto, em quanto tempo o processo de compostagem estará finalizado?
Após cerca de 30 dias após o início do processo de compostagem, ele estará finalizado e nós já teremos adubo orgânico pronto para usar em nossas plantas!
Legal filhão, vamos fazer nossa composteira caseira agora mesmo! Fico muito feliz com seu aprendizado e sua vontade de agir de maneira sustentável!
Graças a compostagem agora nós temos o quintal mais bonito de todo o bairro!