Malala Yousafzai nasceu no Vale do Swat, no norte do Paquistão, no dia 12 de junho de 1997.
Sua mãe vivia na cozinha e seu pai era professor e dono de escola.Malala era uma ótima estudante e amava política.
Quando tinha 10 anos, Malala viu o Talibã fazer do Vale do Swat seu território. Nessa época, Malala estudava na escola da qual seu pai era dono e que, como as demais, teve que ser fechada.
Com 11 anos, Malala já defendia o direito das meninas de estudar. Com 12 anos, para continuar indo à escola, escondia o uniforme dentro da mochila para não ser atacada e espancada no caminho.
Em 2010, embora o governo tivesse expulsado do Talibã do Swat, eles continuavam rondando a área. Malala já era conhecida por defender o direito das meninas à educação, passou a receber ameaças de morte.
No dia 9 de outubro de 2012, com 15 anos, Malala voltava para casa, seu ônibus escolar foi parado por membros do Talibã, que subiram a bordo e perguntaram: “Quem é Malala?”. Ninguém respondeu, mas um dos terroristas a reconheceu e disparou três tiros em sua cabeça.
Malala foi levada para um hospital, onde permaneceu em estado grave. Quando estava melhorando, foi levada para a Inglaterra, para ser tratada em um hospital especializado. Malala sobreviveu ao atentado, recuperou-se e não recuou de suas convicções. Tornou-se porta voz de uma causa, o direito à educação.