Finalmente vamos para o Ensino Médio, Cláudia! Agora vamos estudar Física e Computação Quântica, vi vídeos bem legais sobre.
Ainda bem, Osmar! Vai ser muito legal!
Slide: 2
Calma, pessoal! Não me apresentei, mas sou o Judivan. Não é assim. Estou no 3º ano do Ensino Médio e não vi nada disso.
Poxaaaaa!!!!
Slide: 3
Mas fiquem tranquilos! Falem com o professor Roberto, pois ele conhece pessoas que trabalham na área e que vão poder matar a curiosidade de vocês
Obrigado, Judivan! Vamos fazer isso
Slide: 4
No dia seguinte......
Slide: 5
Para começar vamos chamar o pesquisador Fábio para falar de..
Bom pessoal, me chamo Manelias e vamos estudar bastante Física nesses 3 anos
Slide: 6
COMPUTAÇÃO QUÂNTICA
Slide: 7
ISSO!!! Então vem pra cá, Fábio!
Slide: 8
Olá, pessoal! Me chamo Fábio e trabalho com Computação Quântica aplicada em Elementos Finitos.
Slide: 9
Para começar, Elementos Finitos é um método utilizado na Engenharia para analisar os esforços em uma estrutura.
Imagina que você tem um corpo grande, mas você quer analisar os esforços em uma região específica do corpo. Por meios convencionais é complicado analisar isso.
Slide: 10
Para essa situação dividimos o corpo em pequenas partes, as quais chamamos de elementos finitos. A partir disso, cada junção entre elementos tem uma entidade que chamamos de nó (Conexão entre elementos)
Slide: 11
O ato de obter esse valor mímimo é um processo chamado Otimização . A Computação Quântica, hoje em dia, explora muito esse tipo de problema. E utilizo ela nesse tipo de análise
Slide: 12
E o que é a Computação Quântica? Ela é muito superior?
Slide: 13
Vamos para o laboratório de informática tratar disto?
Vamos sim!
Slide: 14
Geralmente buscamos obter a configuração de deformações dos nós que dão o menor valor de energia total do corpo.
Esse computador que vocês estão vendo é um computador chamado de clássico, mas que também tem conceitos quânticos envolvidos
A unidade de informação na computação clássica é o que chamamos de bits, os quais são representados por 0 e 1. Ou seja, cada informação tem correnspondência com um bit.
Slide: 15
Na computação quântica, a unidade de informação é chamada de qubit, o qual é uma superposição entre os estados 0 e 1. Então, o estado de um qubit carrega tanto o estado 0, quanto o estado 1.
Slide: 16
Muitas vezes, por conta dessa superposição quântica, os charlatões da internet já dizem que a computação quântica é MUITO SUPERIOR, mas não é assim que funciona na realidade. Pelo menos não na atualidade.
Slide: 17
Verdade! Eu vi algo nesse sentido. Vi que a computação quântica resolve problemas muito complexos e demorados em segundos e com uma maior precisão
Slide: 18
Então a computação quântica não é uma realidade?
Slide: 19
A computação quântica é realidade, Osmar! Porém, não necessariamente, resolve todo e qualquer problema mais rápido e melhor do que a computação clássica.
Slide: 20
Hoje, temos dois tipos principais de computação quântica, as quais são a computação quântica adiabática e a computação quântica de portas lógicas.
Legal! Quais são as diferenças entre elas?
Slide: 21
A computação adiabática é um tipo de computação em que as operações são realizadas continuamente e "vagarosamente" o suficiente para não pertubar o estado quântico que possui as unidades de informação. Não é uma computação baseada em portas. É a mais diferente quando comparada com a computação clássica.
Slide: 22
É o tipo que possui uma maior a capacidade, pois é possível trabalhar com mais qubits. Tem uma empresa que tem um computador desse tipo e ela se chama D-Wave.
Slide: 23
Como o computador normal baseia suas operações nas portas lógicas e nos circuitos, a computação quântica de portas busca-se essa similaridade só que utilizando os conceitos da Mecânica Quântica para realizar as contas.
Slide: 24
Essa tipo está menos desenvolvido hoje em dia e por isso tem menos qubits disponíveis. Porém, assim como a adiabática, a quantidade de estudos para promover o desenvovimento é muito grande.
China, EUA, Japão, Canadá e alguns países europeus se destacam nessa área e investem muito. São oportunidades para vocês no futuro.
Slide: 25
No Brasil, tem muita pesquisa em computação quântica nas universidades e institutos federais. Eu comecei estudar e trabalhar na área por intermédio da universidade federal. É um ótimo primeiro passo para vocês.
E no Brasil?
Slide: 26
Fábio, e sua pesquisa em elementos finitos? A computação quântica foi uma boa alternativa
Slide: 27
Apliquei o meu problema em um algoritmo clássico e deu um resultado muito melhor do que o algoritmo quântico. Para o algoritmo quântico utilizei um simulador de computador quântico de portas lógicas, inclusive podemos brincar depois.
Utilizei o simulador, pois usar o computador quântico de fato é muito caro. Por isso, a limitação de qubits tornou os resultados ruins.
Slide: 28
Então não consegui minimizar o valor da minha energia total que falei pra vocês. O resultado foi bem ruim. Então, o algoritmo quântico não foi superior.
Entendemos, Fábio! Muito obrigado!
Slide: 29
Muito obrigado pela atenção e pelo interesse! Tomem cuidado com os charlatões na internet. Tchau, pessoal!
Slide: 30
Tchau, Fábio! Foi muito engrandecedor
Slide: 31
Muito obrigado pelo convite, Manelias! Tchau novamente pessoal!
Muito obrigado pela participação, Fábio!
Slide: 32
FIM......
Over 30 Million Storyboards Created
No Downloads, No Credit Card, and No Login Needed to Try!