Essa é a história de José Xavier Cortez, "Zezim", o primeiro de 16 filhos, que nasceu no Sítio Santa Rita, interior do RN. Um menino cheio de sonhos e de muita imaginação, que mudou sua vida simples através da educação.
Bora brincar Belém!
Zezim, teve uma infância simples, seus carrinhos eram feitos de tábuas e carretéis de linha usados. Os sabugos de milho eram bonecas e os ossinhos eram gado. Sua maior alegria foi Belém, o caneirinho que ganhou de um tio.Assim como os irmãos, ajudava nas tarefas do sítio e como um rio levando as águas, Zezim foi crescendo cheio de sonhos e acreditando na vida.
Slide: 2
Hoje vamos aprender a formar palavras. Repitam comigo.b+ a = ba
b + a = bab + e = beb + i = bi
ba
Mesmo com todo o trabalho duro, que fazia no sítio, Zezim e seus irmãos foram alfabetizados. Logo ele descobriu que letras podiam se unir e formar palavras, muitas palavras. Aprendeu até a recitar poesias. Com 13 para 14 anos, foi estudar na escola de Currais Novos, o primeiro filho a ir estudar na cidade, onde foi morar com uma tia viúva. Apesar de tímido, Zezim foi aprovado com 9,47 e descobriu que a leitura era muito importante.
Slide: 3
Banca do Zezim
Que chegue logo o dia de servir na marinha
Com 18 anos Zezim foi morar em Natal, na casa do tio Alfredo, pela idade precisava servir ao exército. Tentou aeronáutica e marinha, mas enquanto aguardava a aprovação, teve a ideia de comprar frutas na plantação do tio e vendê-las para ter alguma renda.
Slide: 0
Atenção freguês, olha a fruta fresquinha! Quem vai levar?