Enquanto isso Victor Frankenstein se atira á sua criação, agora com força redobrada ao vê-la chegar tão perto de seu termino.
Desfecho - Ártico
A criatura que Victor acabara de construir estava ali, à sua frente. Era ele que exalava aquele odor. De pé, parecia mais gigantesco ainda. Seus olhos, socados no fundo de suas palpebras, estavam fitos silenciosamente em Victor.
Desfecho - Ártico
Enfurecido por Victor não querer criar mais uma criatura porém fêmea para que completasse o vazio emocional que havia nele, a criatura mata Henry Clerval, melhor amigo de Victor, e promete à ele Você negou minha noite de núpcias. Eu estarei com você na sua! A criatura mantém sua promessa estrangulando Elizabeth em sua cama matrimonial.
Victor furioso com a situação porém também arrasado, passa a perseguir a criatura que o leva até o Ártico. é nesse momento que ele encontra o navio de Robert Walton. Por não ter mais forças para perseguir a criatura, ele é resgatado por Robert então começa a relatar tudo o que já havia acontecido. Mas Victor já estava bem debilitado .. e acaba morrendo.
A criatura consegue finalmente entrar no navio, e quando ela entra se depara com seu criador sem vida. Agora a criatura já não tem mais motivo para continuar vivendo, então ela se mata, se jogando no mar gelado.