Bom dia, somos Karla, Flávio e Maria e vamos apresentar sobre a miscigenação.
Miscigenação
Miscigenação
Miscigenação ou mestiçagem significa a mistura de elementos de diferentes etnias, religiões, arte, e que vão originar um terceiro elemento.
A miscigenação é uma das características marcantes do povo e da cultura brasileira.
A miscigenação étnica acontece entre pessoas que não possuem as mesmas características de biotipo físico. Para fins de estudo, a humanidade é dividida em três grandes grupos étnicos: brancos, negros e amarelos. Neste último, estão incluídos os indígenas.
Miscigenação
Haverá miscigenação, por exemplo, quando um(a) negro(a) e um(a) branco(a) gerarem um(a) filho(a). Por isso, não se considera miscigenação quando duas pessoas com a mesma cor da pele, mesmo que pertençam a nacionalidades diferentes, gerem outro indivíduo.
Pela sua formação histórica, o Brasil é um país miscigenado cultural e etnicamente.
Miscigenação
Isto gerou uma sociedade onde a cor da pele determinava o lugar que o indivíduo ocupava.
Os filhos nascidos dessa união foram classificados pelo tom da pele como mulatos, cafuzos e caboclos. Cada uma dessas uniões, posteriormente, receberiam outros nomes.
Os portugueses, que eram brancos, tiveram filhos com índias e negras. Por sua vez, os negros também se uniram com indígenas.
Isso faz um alerta para o racismo. O termo racismo refere-se à atitude de segregação entre grupos étnicos, quando um presume ser superior ao outro.
Miscigenação
A mistura de etnias é rejeitada pelos racistas. Eles acreditam que as raças superiores foram predestinadas a dominar as inferiores, o que serve também para justificar a exploração do homem pelo homem.
No Brasil, entre a lei e as práticas cotidianas existe uma distância acentuada. Ao negro e ao mestiço é negado o princípio básico das sociedades democráticas, que é a igualdade de oportunidades. Eles são excluídos e discriminados, não apenas pela pobreza, mas também pela cor da pele.
Miscigenação
A Constituição brasileira condena e considera crime o racismo nos espaços públicos. No entanto, a punição de atitudes racistas depende do testemunho de uma terceira pessoa e do registro de ocorrência policial.