Professor uma pergunta: o que estamos fazendo aqui ao ar livre com essas montanhas?
Estamos aqui para explicarmos o que são as placas tectônicas.
Ok então explique o que são as placas tectônicas.
Bom a crosta terrestre é formada por sete grandes placas tectônicas e outras menores que se movimentam lentamente sobre o manto. Mas existem alguns movimentos principais.
Tem sim.No limite conservativo as placas se movimentam de forma lateral horizontal, uma ao lado da outra e em sentidos contrários sem gerar oudestruira litosfera. Isto causa terremotos fortes, vulcões médios, etc.
E quais são estes movimentos?
São os movimentos Convergente, Divergente e Conservativo. O movimento convergente é quando tem áreas de convergência das placas tectônicas quepassam a se tangenciar, como consequência de movimentos convergentes horizontais que ocorrem entre si denominados de movimentos orogênicose tem consequências como formação de cordilheiras ou montanhas, terremotos fortes e etc
Professor mas o que estamos fazendo ao lado de um vulcão?
Estamos aqui porque os vulcões do Limite Divergente são fracos. Agora deixe eu explicar o que é Limite Divergente. Limite Divergente é quandoocorre o afastamento deplacas tectônicasque se movem em sentidos opostos, sendo assim, há adição de materialmagmáticoàcrostaterrestre neste ponto. As consequências são que os terremotos são muito fracos.
Tem mais professor?
Se você quiser saber mais, espere até o próximo episódio de Avenida Guigas e Henrique. Salve salve e um abraço, falou galera !