Hoje, no Colégio Militar de Porto Alegre, o professor de filosofia do 1º ano convidou o filósofo Sócrates para dar uma aula especial em seu lugar, vindo direto da Grécia Antiga para os dias atuais.
Uau! Que arquitetura belíssima! Deve ser aqui mesmo.
Na sala de aula...
Bom dia, classe! Sou o filósofo Sócrates, muito prazer!
O seu professor teve a gentileza de me convidar para ensinar a vocês o Método Socrático. Também pretendo comentar um pouco sobre a sua relação com os dias atuais.
Todos prontos?
Sim, senhor!
Pois bem! Devem estar se perguntando como posso eu, um ateniense que veio de um tempo muito longínquo, opinar sobre o que se passa nos dias de hoje.
Ainda estou tentando entender essa máquina, mas creio que já aprendi um pouco sobre o século XXI. Estou fascinado particularmente por essa tal de internet .
Podem ficar tranquilos! Quando seu professor me convidou para esta aula, fui presenteado com esta caixinha estranha, que ele chama de “celular”.
O Método Socrático
O Método Socrático tem como objetivo a busca pela verdade e pelo conhecimento através do diálogo, e é dividido em duas fases: a Ironia e a Maiêutica.
Dito isso, podemos começar nossa aula...
Nela, buscamos fazer com que o interlocutor assuma sua própria ignorância a respeito desse tema.
A Ironia
A Ironia é a parte inicial do método, na qual ocorre uma discussão sobre um assunto, baseada em diversos questionamentos.
Digam-me, o que é a ética para vocês?
A Ironia
Para praticarmos a Ironia, eu posso sugerir um breve debate sobre algum tema relacionado a vida humana, como a ética, por exemplo.
Ah, essa é fácil! Ética é quando se busca fazer as coisas de forma correta, ou seja, são os princípios nos quais se baseia um comportamento ideal.
A Ironia
Muito bem, jovem! Mas alguém poderia me esclarecer o que seria um comportamento ideal?
Acho que são aquelas ações que promovem o bem.
A Ironia
Certo, e pelo que define-se o bem?
Hã...não tenho muita certeza do que seria o bem, senhor.
A Ironia
Pois bem, esse exemplo foi importante para percebermos que na Ironia os debatedores podem acabar chegando a um impasse.
A Maiêutica
Ou seja, a discussão inicial é interrompida e dá lugar à segunda fase do método.
Essa nova etapa é chamada de Maiêutica, que é a técnica de “dar à luz ao conhecimento”.
Nela, exemplos do tema central são debatidos e novas perguntas são feitas.
Dessa forma, a partir da Maiêutica, cada um de vocês tiraria suas próprias conclusões sobre o assunto.
A Maiêutica
Poderíamos, por exemplo, estender o debate e continuar refletindo sobre a ética e os valores humanos.
Explicadas as duas fases do Método Socrático, também é necessário dizer que a verdade que se busca através dele está no interior do indivíduo, e não à sua volta.
Mas, senhor, como então, a partir desse método, nós podemos alcançar a verdade?
Meu jovem, a resposta é simples: além de usufruir do Método Socrático, também deve-se refletir sobre o tema e buscar ter autoconhecimento.
Falando em autoconhecimento, costumo compartilhar com meus alunos uma frase que uma vez vi em um oráculo grego, que em português significa: “Conhece-te a ti mesmo”.
Senhor, mas como acha que nós podemos desenvolver o autoconhecimento nos dias atuais?
Nesse momento, entra na sala o professor de filosofia do 1º ano...
Ótima pergunta! Para adquirir autoconhecimento, é importante pensar sobre seu comportamento, as atitudes do cotidiano, suas experiências, etc.
O conteúdo que elas expõem pode acabar estimulando a superficialidade entre os usuários e raramente incentiva o olhar para nós mesmos, para o nosso interior.
Porém, pelo que pude ver, brevemente, nas tais redes sociais, a sociedade atual busca cada vez menos investigar a essência do indivíduo.
Pois bem, para finalizarmos a aula, gostaria de agradecer a todos pela atenção e por terem participado das discussões que propus! Surgindo qualquer dúvida, perguntem!
E assim Sócrates voltou a Atenas e aos debates de seu tempo, incorporando a eles não só o que já sabia, mas o que havia descoberto ao visitar o mundo de séculos no futuro.
Com licença, senhor Sócrates. Bom dia a todos!
Professor, que bom vê-lo! Acabamos de finalizar a aula. Obrigado pelo convite!
Foi uma honra! Espero que o senhor venha mais vezes ao colégio para transmitir sua grandiosa sabedoria!
Normalmente eu responderia: "Só sei que nada sei". Mas nesse caso, aceito o elogio!
Adeus, professor! Adeus, turma!Salve o Brasil, CMPA!
Brincadeiras à parte, a honra é toda minha! Certamente retornarei. Agora preciso ir! Tenho um debate marcado em Atenas e não posso perdê-lo por coisa alguma!