Bom dia alunos, hoje iremos falar um pouco sobre Demografia, seus conceitos, transições e teorias populacionais
A demografia adota algumas variáveis importantes como o tamanho da população, a forma como ela se distribui e a estrutura dos indivíduos que a compõe. Diante disso, existem conceitos que ajudam no entendimento das estruturas demográficas.
Com vocês a nossa convidada, professora de Geografia Juliana do Colégio E. Edgar Silva, para falar mais sobre o assunto
As principais teorias demográficas são: malthusianismo, reformismo, neomalthusianismo e transição demográfica. Os índices de crescimento populacional são, há muito tempo, alvo de estudos e preocupações por parte de demógrafos, geógrafos, sociólogos e economistas
Bom dia queridos alunos, vamos falar sobre a transição demográfica e as principais teorias
A teoria da Transição Demográfica explica uma mudança específica na dinâmica demográfica, que é a queda acentuada das taxas de fecundidade, de natalidade e de mortalidade. Essa teoria foi proposta considerando-se as relações entre o crescimento populacional e desenvolvimento socioeconômico.
Teoria Malthusiana, ou Malthusianismo, foi elaborada por Thomas Robert Malthus no ano de 1798 e defendia que a população cresceria em ritmo acelerado, superando a oferta de alimentos, o que resultaria em problemas como a fome e a miséria.
A Teoria Neomalthusiana é uma teoria demográfica criada na segunda metade do século XX, como uma releitura da Teoria Malthusiana, que tem como ponto elementar a preocupação com o crescimento populacional exacerbado. Os neomalthusianos argumentam que o crescimento demográfico gera a ampliação da pobreza.
Reformismo é a crença de que através de mudanças graduais e dentro das instituições existentes pode-se mudar fundamentalmente o sistema econômico e as estruturas políticas da sociedade.
Que horas sai o churras?
Esse foi nosso trabalho sobre as teorias da demografia.Gabriel Brito e Vida Vitória