Monopólio italianoOs italianos por terem direitos exclusivos nas vendas das especiarias, cobravam preços abusivos pelas mesmas. A única maneira de quebrar o monopólio comercial italiano era descobrir um novo caminho marítimo para as Índias.
Mercantilismo#160;foi o conjunto de práticas econômicas utilizado pelas nações absolutistas durante a Idade Moderna. Ele foi uma transição do feudalismo para o capitalismo. O acúmulo de metais preciosos, conhecido como metalismo, foi uma das características do mercantilismo.
perigos reais e imaginários Além de superar os perigos reais as tempestades, as danificações nas embarcações, as doenças, a fome e a sede, os navegadores, pela mentalidade medieval, ainda tinham que superar os medos imaginários os monstros marinhos, a zona tórrida, a dimensão plana do planeta, quanto mais navegavam mais próximos
A descoberta de novos continentes e o surgimento deste mercado mundial é que denominamos de expansão marítima e comercial europeia. Esta expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV e XVI representou um dos aspectos básicos da transição do feudalismo para o capitalismo nascente.
As especiarias eram mercadorias importantes na Europa porque ajudavam na conservação dos alimentos e melhoravam o gosto, sobretudo, das carnes. Também eram utilizadas na elaboração de cosméticos e na produção de medicamentos e eram uma mercadoria de altíssima lucratividade.
O pioneirismo português no período das grandes navegações que ocorreu na Era dos Descobrimentos, tem relação com alguns fatores, tais como a formação do Estado Moderno Português a partir de 1385, a influência da presença islâmica na Península Ibérica e a conquista de Ceuta em 1415, o primeiro território português
Espanha e Inglaterra Durante a Guerra da Sucessão Espanhola, Espanha perdeu Gibraltar para frota Anglo-Holandesa e quando a guerra chegou ao fim em 1714, o país foi forçado a aceitar a perda de Gibraltar no Tratado de Utrecht. Apesar disso, a Espanha assumiu o objetivo de recuperar Gibraltar e a ilha de Minorca dos britânicos
O descobrimento da América é como ficou conhecida a chegada dos espanhóis aqui, em 12 de outubro de 1492, em uma ilha que pertence às Bahamas atualmente. A chegada dos europeus nesse contexto aconteceu pela expedição de Cristóvão Colombo, navegante genovês que comandou três embarcações financiadas pela Espanha.